Programa 09 – Wes Montgomery

09 - WsMntgm

O guitarrista Wes Montgomery

 
John Leslie Wes Montgomery, ou simplesmente Wes Montgomery (1925-1968), nasceu em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos. Vindo de uma família de músicos, era autodidata e só começou a tocar aos 19 anos, influenciado por Charlie Christian, o pai da guitarra elétrica no jazz. Seis meses mais tarde já se apresentava profissionalmente e durante sua carreira veio a se tornar um dos maiores guitarristas da história do jazz.

Uma das características do estilo de Montgomery é o uso do polegar para puxar as cordas do instrumento, ao invés de uma palheta, como é comum. Isso se deveu ao fato de que Wes, casado e com filhos pequenos, praticava a guitarra em casa e, para abafar o som e não acordar as crianças, acostumou-se a usar o polegar. O resultado é que Wes conseguiu uma sonoridade mais original e arredondada na sua música.

O primeiro trabalho importante na carreira de Wes Montgomery foi com a grande banda do vibrafonista Lionel Hampton, com quem esteve entre 1948 e 1950. Após essa fase, voltou à sua cidade natal e fez algumas gravações com seus irmãos Buddy (pianista) e Monk Montgomery (contrabaixista) para o selo Riverside. A partir daí, Wes produziu vários álbuns acompanhado de músicos que foram destaque no jazz nas décadas de 1950 e 1960. Um ataque cardíaco fez Wes Montgomery falecer com apenas 43 anos de idade, no momento da sua carreira em que alcançava grande sucesso comercial.

Saiba muito mais sobre esse guitarrista que deixou seu nome marcado para sempre na história do jazz e escute algumas de suas mais notáveis gravações no nosso podcast.
 
Programa 09 – Parte I

1. “Yesterdays” (Otto Harbach / Jerome Kern ) – Billie Holiday (1944)
2. “Yesterdays” (Otto Harbach / Jerome Kern) – Wes Montgomery (1959)
3. “West Coast Blues” (Wes Montgomery) – Wes Montgomery (1959)
4. “Heartstrings” (Milt Jackson) – Wes Montgomery (1961)
5. “One For My Baby” (Harold Arlen) – Wes Montgomery (1961)
 
Programa 09 – Parte II

1. “Blue Roz” (Wes Montgomery) – Wes Montgomery (1961)
2. “Freddie Freeloader” (Miles Davis) – Wes Montgomery(1963)
3. “Caravan” (Irving Mills/ Juan Tizol/ Duke Ellington) – Wes Montgomery (1964)
4. “Movin’ Wes” (Wes Montgomery) – Wes Montgomery (1964)
5. “Moça Flor” (Durval Ferreira/ Lula Freire) – Wes Montgomery (1964)
6. “Senza Fine” (Gino Paoli) – Wes Montgomery (1964)
 
 

Comentários

comentários

Autor: Jazz Panorama

Compartilhar esse post em
468 ad