Programa 17 – Joe Pass e Zoot Sims

17 - JPssZtSmms

O guitarrista Joe Pass e o saxofonista Zoot Sims

 
Esta edição de Jazz Panorama traz em destaque o virtuoso do violão e guitarra, Joe Pass.Também apresenta o sólido talento musical do saxofonista Zoot Sims.

Johnny Anthony Passalaqua, ou Joe Pass, nasceu em 13 de janeiro de 1929 em New Brunswick, Los Angeles, Estados Unidos. Iniciou-se na guitarra aos 9 anos de idade. Com 14 anos já tocava profissionalmente. Durante os anos 1950 teve a carreira interrompida por conta de problemas com drogas que persistiram até 1962, quando reabilitou-se e retornou à música. A partir daí, participou dos grupos de ícones do jazz como Benny Goodman, Ella Fitzgerald, Count Basie, Dizzy Gillespie e Duke Ellington. Tecnicamente, Joe Pass era convencional, mas é considerado incomparável. Sua coleção de álbuns chamados “Virtuoso” foi um trabalho marcante, celebrado até os dias de hoje. Neste programa trazemos algumas gravações que fazem parte dessa série. Joe Pass faleceu aos 65 anos, em Los Angeles, California.

O saxofonista John Haley “Zoot” Sims veio de uma família de músicos. Nascido em Inglewood, California, em 29 de outubro de 1929, começou tocando bateria e clarinete. Influenciado por Lester Young passou ao saxofone e, desde o início, sempre foi um inovador. Nos anos 1940 participou de bandas de nomes como Artie Shaw, Buddy Rich e Stan Kenton. Nos anos 1960 teve uma parceria sólida com o também saxofonista Al Cohn com quem liderou um grupo. Nesta edição de Jazz Panorama apresentamos gravações que Zoot Sims fez em 1976, onde ele toca apenas sax soprano – antes ele era conhecido pelo uso do sax tenor. Sims faleceu em Nova York, em 1985.

Saiba muito mais sobre esses artistas e suas gravações escutando mais este podcast de Jazz Panoram, na companhia de Juan Maurer.
 
Programa 17 – Parte I

1. Lush Life (Billy Strayhorn) – Nat King Cole (1961)
2. Lush Life (Billy Strayhorn) – Joe Pass (1973)
3. Indian Summer (Al Dubin / Victor Herbert) – Joe Pass (1973)
4. Autumn Leaves (Joseph Kosma / Johnny Mercer / Jacques Prévert) – Joe Pass (1973)
5. Yesterday (John Lennon / Paul McCartney) – Joe Pass (1973)
6. Lover Man (Jimmy Davis / Roger “Ram” Ramirez / Jimmy Sherman) – Joe Pass (1973)

 
Programa 17 – Parte II

1. Baubles, Bangles and Beads (George Forrest/Robert Wright) – Zoot Simms (1976)
2. Moonlight in Vermont (John Blackburn/Karl Suessdorf) – Zoot Simms (1976)
3. Willow Weep for Me (Ann Ronell) – Zoot Simms (1976)
4. Blues for Louise (Zoot Simms) – Zoot Simms (1976)
 
 

Comentários

comentários

Autor: Jazz Panorama

Compartilhar esse post em
468 ad