Escolha uma Página
O saxofonista Art Pepper

Art Pepper é o destaque desta edição de Jazz Panorama. Foi reconhecido nos anos 1950 pelos leitores da revista Down Beat como segundo melhor músico de sax alto, ficando atrás apenas da lenda Charlie Parker.

Arthur Edward Pepper, Jr. nasceu na Califórnia, Estados Unidos, em 1º de setembro de 1925 e faleceu em junho de 1982, aos 56 anos. Começou a carreira tocando com Benny Carter e Stan Kenton nos anos 1940. Junto com Chet Baker, Gerry Mulligan e Shelly Manne é um dos nomes mais conhecidos do chamado West Coast Jazz, estilo que está associado à procedência dos seus representantes, que é a Costa Oeste dos Estados Unidos, notadamente a Califórnia. Como foi comum ao longo de algumas gerações de músicos de jazz, Pepper teve sua carreira interrompida por prisões e o vício em heroína. Apesar disso, sempre voltou à cena apresentando um trabalho de alta qualidade musical.

Neste programa, apresentamos uma série de gravações realizadas em 1977, na tradicional boate novaiorquina Village Vanguard. Pepper toca sax alto e é acompanhado pelo pianista George Cables, o contrabaixista George Mraz e o baterista Elvin Jones.

Saiba muito mais sobre esse músico marcante e suas gravações escutando mais esse podcast de Jazz Panorama, apresentado e produzido por Juan Maurer.

Programa 19 – Parte I

1. But Beautiful (Jimmy Van Heusen/Johnny Burke) – Vic Damone (1959)
2. But Beautiful (Jimmy Van Heusen/Johnny Burke) – Art Pepper (1977)
3. Las Cuevas de Mario (Art Pepper) – Art Pepper (1977)

Programa 19 – Parte II

1. Caravan (Duke Ellington/Irving Mills/Juan Tizol) -Art Pepper (1977)
2. Labirynth (Art Pepper) – Art Pepper (1977)
3. A Night in Tunisia (Dizzy Gillespie/Frank Paparelli) – Art Pepper (1977)

Share This