Programa 21 – Gerry Mulligan

21 - GrtMulgn

O saxofonista Gerry Mulligan

 
Gerry Mulligan foi o mais famoso e certamente o melhor saxofonista barítono do jazz. Este programa traz algumas das primeiras gravações de Mulligan como líder de seu próprio grupo.

Gerald Joseph “Gerry” Mulligan nasceu em 6 de abril de 1927, em Nova York. Além de destacado como um excepcional saxofonista barítono, foi um grande arranjador e multiinstumentista. Ainda como colegial, formou bandas em suas escolas nas quais era responsável também pelas composições musicais. Em 1946, depois de ter vivido em diferentes lugares dos Estados Unidos com sua família, que acompanhava o pai engenheiro, Gerry volta para Nova York e torna-se arranjador da banda de Gene Krupa. Nesse período, conheceu Gil Evans, também arrajandor, o qual veio a reencontrar anos mais tarde quando este promovia em seu apartamento sessões com músicos que procuravam criar uma nova sonoridade jazzística. Em 1948, Mulligan e Evans viriam a participar de um dos projetos seminais da história do jazz, que foi o disco “Birth of Cool”, de Miles Davis. Apesar desse álbum não haver causado grande comoção no público e ter sido gravado na Costa Leste dos Estados Unidos, foi determinante na fundação do movimento que ficou conhecido como West Coast Jazz, do qual Gerry Mulligan foi um dos expoentes.

Durante sua carreira Mulligan atuou como solista ou sideman ao lado dos grandes do jazz tais como Duke Ellington, Chet Baker, Ben Webster, Billie Holiday, Louis Armstrong, Count Basie, Stan Getz, Thelonious Monk, Miles Davis, Dave Brubeck e Quincy Jones, só para citar alguns. Até o fim da sua vida, manteve uma carreira ativa e prolífica gravando e se apresentando ao vivo. Gerry Mulligan faleceu em janeiro de 1996, devido a complicações em uma cirurgia no joelho.

Saiba mais sobre esse gigante do jazz em mais esse podcast de Jazz Panorama, que foi produzido e apresentado por Juan Maurer.

 
Programa 21 – Parte I

1. Roundhouse (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1951)
2. Millenium (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1951)
3. Swinghouse (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
4. Varsity Drag (Chet Baker/Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
5. Speak Low (Kurt Weill) – Gerry Mulligan (1953)
6. Half Nelson (Miles Davis) – Gerry Mulligan (1953)
7. Lady Bird (Tadd Dameron) – Gerry Mulligan (1953)
8. Love or Leave Me (Walter Donaldson/Gus Kahn) – Gerry Mulligan (1953)

 
Programa 21 – Parte II

1. Flash (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
2. Ontet (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
3. Taking a Chance on Love (Vernon Duke) – Gerry Mulligan (1953)
4. Ballad (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
5. Simbah (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
6. Walking Shoes (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
7. Rocker (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
8. Westwood Walk (Gerry Mulligan) – Gerry Mulligan (1953)
 
 

Comentários

comentários

Autor: Jazz Panorama

Compartilhar esse post em
468 ad