Programa 02 – Charlie Parker e Tal Farlow

Charlie-Parker-Tal Farlow

Charlie Parker e Tal Farlow

O Jazz Panorama traz mais uma vez canções populares que serviram de matéria prima para clássicos do jazz. Dessa vez o artista em destaque é o saxofonista Charlie “Yardbird” Parker, um dos gênios incontestáveis do jazz. Parker era um improvisador de rara criatividade e exímio intérprete de baladas. Aqui o ouviremos tocar 3 temas. O primeiro é “Just Friends”, inicialmente apresentado pela cantora Sarah Vaughan, gravado em 1949, seguido pela versão primorosa de Parker, também do mesmo ano. O próximo tema é “My Old Flame”, uma canção criada em 1934 para um filme estrelado por Mae West entitulado “Belle of the Nineties”. A primeira versão é cantada por Dinah Washington, seguida por uma gravação de Parker carregada de emoção. O clássico seguinte é “Out of Nowhere”, cantada por Bing Crosby e depois apresentada por Parker e seu quinteto em uma gravação de 1947.

Sarah Vaughan

Sarah Vaughan

Nosso programa traz também Tal Farlow, considerado um dos mestres da guitarra no jazz. Apesar de ter começado a tocar o instrumento relativamente tarde, aos 21 anos, em um ano já era profissional e partir daí passaria a impressionar a músicos e apreciadores do jazz. Em 1953 formou um trio com o pianista Eddie Costa e o baixista Vinnie Burke. Aprecie aqui no Jazz Panorama a técnica e o estilo original de Farlow, em faixas extraídas do disco que fez com seu  grupo para o selo Verve, como “Taking a Chance on Love”, “Gone With the Wind”, “Meteor” e “They Can’t Take That Away from Me”. Esta última música, composição dos irmãos Ira e George Gershwin, é reapresentada numa versão cantada pela divina Sarah Vaughan, que encerra essa nossa audição.

Conheça muito mais detalhes sobre essas gravações, seus intérpretes e compositores escutando o nosso podcast abaixo, na companhia de Juan Maurer.

Programa 02 – Parte I

1. “Just Friends” (Lewis, Klenner) – por Sarah Vaughan (1949)
2. “Just Friends” (Lewis, Klenner) – por Charlie Parker (1949)
3. “My Old Flame” (Johnston, Coslow) – por Dinah Washington (1955)
4. “My Old Flame” (Johnston, Coslow) – por Charlie Parker (1947)
5. “Out of Nowhere” (Green, Heyman) – por Bing Crosby (1931)
6. “Out of Nowhere” (Green, Heyman) – por Charlie Parker (1947)
7. “Taking a Chance on Love” (Duke, Latouche, Fetter) – Tal Farlow (1956)

Programa 02 – Parte II

1. “Gone With the Wind” (Wrubel, Magidson) – Tal Farlow (1956)
2. “Meteor” (Farlow) – Tal Farlow (1956)
3. “They Can’t Take That Away from Me” (Gershwin, Gershwin) – Tal Farlow (1956)
4. “They Can’t Take That Away from Me” (Gershwin, Gershwin) – Sarah Vaughan (1954)

Comentários

comentários

Autor: Jazz Panorama

Compartilhar esse post em
468 ad