Programa 15 – André Previn e Paul Desmond

15-PlDsmdAndrPrvn

O saxofonista Paul Desmond e o pianista e maestro André Previn

 
Trazemos nesta edição dois artistas que têm seus nomes marcados na história do jazz: o pianista e maestro alemão naturalizado americano André Previn e o saxofonista Paul Desmond, que ficou conhecido por tocar no quarteto do pianista Dave Brubeck.

Andreas Ludwig Priwin nasceu em Berlin, Alemanha, em 6 de abril de 1929 numa família judia. Emigrou com sua família para os Estados Unidos fugindo do regime nazista e mudou seu nome para André Previn. Cresceu em Los Angeles, California, e em 1946 graduou-se na Beverly Hills School. Daí em diante, iniciou uma das carreiras mais respeitáveis no mundo da música. A princípio, Previn trabalhou criando temas musicais para o cinema. Depois desta fase, passou a compositor e regente de primeira grandeza na música clássica. Foi maestro principal da Sinfônica de Londres por mais de 10 anos. Depois assumiu a direção de outras orquestras como a Sinfônica de Pittsburg, a Filarmônica Real e a Filarmônica de Los Angeles. Neste programa você pode atestar a versatilidade musical de Previn ouvindo ele interpretar temas jazzísticos que fazem parte do seu álbum que homenageia o compositor Jerome Kern.

Paul Emil Breitenfeld era o nome verdadeiro do saxofonista Paul Desmond, que nasceu em San Francisco na California, em 25 de novembro de 1924. Foi dos poucos de sua geração que não sofreu influência de Charlie Parker, forjando um estilo particular que tornou-se protótipo do que veio a se conhecer como “Cool”. Desmond foi parceiro essencial do pianista Dave Brubeck, que liderou um conjunto de jazz renomado e bastante popular na sua época. As gravações de Desmond que você pode ouvir neste programa estão entre as poucas que ele fez sob o seu próprio nome. Paul Desmond faleceu aos 52 anos, em 30 de maio de 1977.

 
Programa 15 – Parte I

1. All the Things You Are (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II) – Gordon McRae (1959)
2. All the Things You Are (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II) – André Previn (1959)
3. Long Ago (and Far Away) (Ira Gershwin / Jerome Kern) – André Previn (1959)
4. Why Do I Love You? (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II) – André Previn (1959)
5. Ol’ Man River (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II) – André Previn (1959)
6. A Fine Romance (Dorothy Fields / Jerome Kern) – André Previn (1959)

 
Programa 15 – Parte II

1. Soon (Ira & George Gershwin) – Paul Desmond (1956)
2. Will I Know (Jack Weeks) – Paul Desmond (1956)
3. Jazzabelle (Paul Desmond) – Paul Desmond (1956)
4. Everything Happens to Me (Tom Adair / Matt Dennis) – Paul Desmond (1956)
5. Sacre Blues (Paul Desmond) – Paul Desmond (1956)
 
 

Comentários

comentários

Autor: Jazz Panorama

Compartilhar esse post em
468 ad