O saxofonista Everaldo Borges
O Jazz Panorama ao Vivo, evento que desde 2018 vem trazendo ao público alagoano o melhor da música instrumental, apresentou em sua série que prestigia grandes músicos da terra, o saxofonista Everaldo Borges. O espetáculo aconteceu no dia 25 de julho de 2023, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. O show intitulado “Linguagem Própria” teve o repertório com composições autorais de Borges, além de standards do Jazz. Acompanharam Borges os músicos Félix Baigon no contrabaixo, Robson Cavalcante nos teclados e Maglione Santos na bateria. A abertura do espetáculo contou com o Clube do Jazz Maceió e a cantora Duda Maia. A apresentação ficou a cargo de Juan Maurer, o criador do Jazz Panorama.
SOBRE EVERALDO BORGES
Everaldo Borges da Silva vem de um lar onde a música estava presente em todos os recantos. Seu pai, Pedro Borges, era saxofonista e foi seu primeiro professor. Aos 20 anos, Everaldo já estava na estrada tocando profissionalmente. Apaixonado pelo jazz, enveredou pelos caminhos da música instrumental. Assim como seu pai, também seguiu carreira militar e fez parte da Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas por 32 anos.
Borges é um dos músicos mais solicitados em Alagoas, estando presente em quase todas as produções fonográficas no estado. Sua grande sensibilidade e extrema capacidade de improvisação o capacitaram a ser também um ótimo arranjador. Seu trabalho pode ser conferido em álbuns de artistas como Carlos Moura, Júnior Almeida, Eliezer Setton, Chico Elpídio, Osman Araújo, Macleim, Leureny, Felix Baigon, Fernando Melo, entre outros. Também acompanhou artistas de renome nacional como Dona Ivone Lara, Cláudio Zoli, Joatan Nascimento e Marcelo Martins. Esteve em turnê internacional com o alagoano Macleim, onde se apresentaram na Suíça no Montreux Jazz Off e também na França e Holanda.
Everaldo Borges lançou o primeiro disco de música instrumental em Alagoas e agora está nos preparativos do terceiro, registrando a qualidade de suas composições para serem apreciadas aqui e no mundo.