Escolha uma Página

podcast

No nosso podcast você poderá ouvir algumas das edições dos programas que originalmente foram ao ar no rádio. Para ouvir o Jazz Panorama não se precisa ter um bom conhecimento de Jazz. A cada música executada, o apresentador dá o nome do artista, um resumo de sua biografia e de seu histórico principal, além de uma apreciação sobre sua relevância no mundo do Jazz. Outras informações como data da gravação, o nome e o histórico da composição musical e de seus autores, além da tradução do título, que geralmente é em inglês, também são dadas ao público. Esses ingredientes fazem a fórmula de sucesso do Jazz Panorama há mais de 30 anos.

Programa 21 – Gerry Mulligan

Gerry Mulligan foi o mais famoso o provavelmente o melhor saxofonista barítono da história do jazz. Jazz Panorama traz algumas das primeiras gravações de Mulligan como líder de seu próprio grupo.

ler mais

Programa 20 – Sonny Criss

Um dos melhores sax altos do estilo Bebop e dono de uma sonoridade densa e com personalidade própria, William “Sonny” Criss é o artista que destacamos nessa audição de Jazz Panorama.

ler mais

Programa 19 – Art Pepper

Art Pepper é o destaque desta edição de Jazz Panorama. Foi reconhecido nos anos 1950 pelos leitores da revista Down Beat como segundo melhor músico de sax alto, ficando atrás apenas de Charlie Parker.

ler mais

Programa 18 – “Kind of Blue”

Essa edição de Jazz Panorama é dedicada a apenas um único disco, mas que é considerado um dos mais marcantes da história do jazz: “Kind of Blue”, gravado sob a liderança do trumpetista Miles Davis.

ler mais

Programa 17 – J. Pass e Z. Sims

Esta edição de Jazz Panorama traz em destaque dois artistas. O virtuoso do violão e guitarra, Joe Pass.Também apresenta o sólido talento musical do saxofonista Zoot Sims.

ler mais

Programa 16 – Eddie Daniels

O artista em destaque nesta edição de Jazz Panorama é o clarinetista Eddie Daniels. Ele é considerado um dos quatro grandes deste instrumento na era posterior ao estilo Dixieland.

ler mais

Programa 15 – André Previn e Paul Desmond

Trazemos nesta edição dois artistas que têm seus nomes marcados na história do jazz: o pianista e maestro alemão naturalizado americano André Previn e o saxofonista Paul Desmond, que ficou conhecido por tocar no quarteto do pianista Dave Brubeck.

ler mais

Programa 14 – Kenny Burrell

Duke Ellington foi o único músico de jazz a compor um considerável número de canções que se tornaram clássicos populares. Em 1976, o guitarrista Kenny Burrell formou um grupo de eminentes músicos de jazz e gravou dois discos em homenagem a Ellington. Escute algumas destas músicas aqui, em Jazz Panorama.

ler mais

Programa 13 – Pat Metheny e outros

Esta edição de Jazz Panorama destaca o guitarrista americano Pat Metheny, considerado um dos guitarristas mais originais a ter surgido nas últimas décadas. Temos ainda como atração temas populares do jazz dos anos 1930 e 1940, com Billie Holiday, o cantor e pianista Nat King Cole e o clarinetista Artie Shaw.

ler mais

Programa 12 – Charlie Parker Big Band Strings

Nesta edição de Jazz Panorama, apresentamos algumas gravações feitas por Charlie Parker em sessões orquestrais em janeiro de 1952 e outras com grupos de cordas, que foram gravadas entre 1949 e 1950, tocando alguns standards de compositores consagrados como Vernon Duke, George Gershwin e Johnny Mercer.

ler mais

Programa 11 – Louis Armstrong e Oscar Peterson

Esta edição de Jazz Panorama é uma homenagem ao inesquecível Louis Armstrong. Você escutará gravações feitas para o disco “Louis Armstrong Meets Oscar Peterson”, gravado no fim de 1957, onde Armstrong está acompanhado de um quarteto liderado pelo pianista Oscar Peterson.

ler mais

Programa 10 – Stéphane Grappelli

Apesar do violino não ser um dos instrumentos mais comuns no gênero, Grappelli se tornou um dos músicos mais conhecidos e respeitados do jazz. Ele demonstrou através de sua música que o violino pode ter tanto swing quanto, por exemplo, um instrumento de sopro.

ler mais

Programa 09 – Wes Montgomery

Wes Montgomery nasceu em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos. Vindo de uma família de músicos, era autodidata e só começou a tocar aos 19 anos. Seis meses mais tarde já se apresentava profissionalmente e durante sua carreira veio a se tornar um dos maiores guitarristas da história do jazz.

ler mais

Programa 07 – Clifford Brown e Max Roach

Esta edição do Jazz Panorama é dedicada ao quinteto liderado conjuntamente pelo baterista Max Roach e o trumpetista Clifford Brown. Este conjunto foi um dos que definiram o estilo musical que ficou conhecido por Hard Bop.

ler mais

Programa 06 – Nat King Cole e Phineas Newborn

Nesta audição de Jazz Panorama ouviremos o vocalista e pianista Nat King Cole na primeira e menos conhecida fase de sua carreira musical, quando liderou um dos trios mais inovadores do Jazz. Na segunda parte do programa, o pianista Phineas Newborn, Jr. é o destaque.

ler mais

Programa 05 – Modern Jazz Quartet

O Modern Jazz Quartet foi o pequeno grupo que mais tempo durou na história do jazz. Teve sua origem dentro da grande banda que o trumpetista Dizzy Gillespie liderou entre 1946 e 1949.

ler mais

Programa 04 – Joe Henderson Big Band

O trabalho do músico que mostramos aqui é fruto de gravações feitas com duas grandes bandas nos estúdios do selo Verve, nos anos de 1992 e 1996. O resultado é bem diferente do que se observa no restante da obra de Henderson, que é de uma geração de jazzistas posterior às “Big Bands”.

ler mais

Programa 03 – Bill Evans

Após Bud Powell, Bill Evans se tornou uma das mais fortes influências entre os pianistas do jazz, principalmente depois de sua crucial participação no emblemático álbum do trumpetista Miles Davis, “Kind of Blue”, gravado em 1959.

ler mais

Programa 02 – Charlie Parker e Tal Farlow

Dessa vez o artista em destaque é o saxofonista Charlie “Yardbird” Parker, um dos gênios incontestáveis do jazz. Nosso programa traz também Tal Farlow, considerado um dos mestres da guitarra no jazz.

ler mais
Share This