À frente Milt Jackson e John Lewis, ao fundo, Connie Kay e Percy Heath
O Modern Jazz Quartet foi o pequeno grupo que mais tempo durou na história do jazz. Teve sua origem dentro da grande banda que o trumpetista Dizzy Gillespie liderou entre 1946 e 1949. Faziam parte daquela banda o pianista John Lewis, o vibrafonista Milt Jackson, o contrabaixista Ray Brown e o baterista Kenny Clarke. Aproveitando intervalos nos concertos da banda de Gillespie, o quarteto fazia apresentações, enquanto o restante dos músicos descansava. Foi somente em 1951 que o quarteto fez suas primeiras gravações, ainda com o nome de Milt Jackson Quartet. Em 1952, o grupo passou as ser conhecido como Modern Jazz Quartet (MJQ), com a formação que se tornaria constante, já contando com Percy Heath, em substituição a Brown, no contrabaixo. Em 1955 houve mais uma substituição, quando Connie Kay tomou lugar de Clarke nas baquetas.
O MJQ teve uma existência que durou de 1951 até 1997, ano que Milt “Bags” Jackson, principal solista do grupo, teve que parar de tocar por motivos de saúde. O vibrafonista é considerado por muitos como o maior expoente de seu instrumento na história do jazz. Antes de sua aparição no cenário jazzístico, somente outros dois músicos haviam merecido destaque no vibrafone: Lionel Hampton e Red Norvo. Apesar de Jackson ter sido o grande solista do MJQ, a direção musical do grupo estava a cargo de John Lewis. O pianista sempre se esforçou para elevar o status musical do quarteto e do próprio jazz, se preocupando tanto em agendar apresentações em locais de prestígio como escrevendo composições onde seu grupo se unia a orquestras de música clássica.
Ouça nosso podcast e saiba mais detalhes desse grupo fundamental na história do jazz e informações sobre as composições que fazem parte da seleção de mais esta edição online de Jazz Panorama.
Programa 05 – Parte I
1. “La Ronde Suite” (Lewis) – Modern Jazz Quartet (1955)
2. “Autumn in New York” (Duke) – Modern Jazz Quartet (1955)
3. “Delaunay’s Dilemma” (Lewis) – Modern Jazz Quartet (1953)
4. “Django” (Lewis) – Modern Jazz Quartet (1955)
Programa 05 – Parte II
1. “One Bass Hit” (Brown, Fuller, Gillespie) Modern Jazz Quartet (1955)
2. “Softly, as in a Morning Sunrise” (Hammerstein, Romberg) – Modern Jazz Quartet (1955)
3. “Ralph’s New Blues” (Jackson) – Modern Jazz Quartet (1955)
4. “But not for Me” (Gershwin, Gershwin) – Modern Jazz Quartet (1953)
5. “Concorde” (Lewis) – Modern Jazz Quartet (1955)
Meus primeiros contatos com o jazz foram poraí, casualmente, a princípio não me despertou qualquer entusiasmo, nem mesmo a partir da leitura de alguns comentários de Woody Allen, cujo trabalho cinematográfico sempre apreciei… outra coisa é o sujeito tomar conhecimento do jazz a partir do Sr Juan Maurer, a minha primeira audição do Jazz Panorama de sua autoria e veiculado inicialmente no rádio (Educativa)mudou tudo, hoje sou ouvinte costumaz do seu programa que aliás o considero uma obra de arte que deve extrapolar as fronteiras do Brasil.
Vida longa ao Sr. Maurer e ao Jazz Panorama, mui agradecido por nos proporcionar esse deleite de qualidade ímpar.
Obrigado pelas suas palavras e audiência, Paulo de Tarso. Manifestações como essa sua é que nos incentivam a continuar compartilhando com todos vocês a nossa paixão pelo jazz.
E se depender da Internet agora, o Jazz Panorama extrapolará mesmo fronteiras.
Grande abraço.