Escolha uma Página

Clube do Jazz Maceio e convidados homenagearam Miles Davis com o show “Kind of Blue” em Maceió  (Foto: Ramatis Haywanon)

O projeto Jazz Panorama ao Vivo representou o estado de Alagoas mais uma vez no International Jazz Day, promovido em conjunto pela organização cultural da ONU, a Unesco, e o Herbie Hancock Institute of Jazz. Desde 2018 o Jazz Panorama e o Clube do Jazz Maceió vêm sendo reconhecidos por essas entidades pelo seu esforço em participar dessa iniciativa, que celebra a união e a paz entre os povos do mundo através da música com eventos em todo o planeta. As comemorações em Alagoas foram marcadas por dois shows: um na cidade de Arapiraca no dia 29 de abril, no Pub Treze e outro em Maceió, no dia 2 de maio, no Teatro Deodoro.

O evento de Maceió teve como abertura a apresentação do show “Brasilidades” com o Wellington Pinheiro Trio, formado por Pinheiro no bandolim, Wilbert Fialho no violão e Mikla Valtari na percussão, além das participações da cantora Llari Gleiss, Natan Oliveira no trompete, Rony Ferreira no trombone e Dinho Zampier no Teclado. Em seguida, o Clube do Jazz Maceió apresentou espetáculo “Kind of Blue”, com as músicas do álbum fundamental de Miles Davis, considerado por muitos especialistas como o mais importante disco da história do Jazz. Estiveram no palco Almir Medeiros no sax alto, Everaldo Borges no sax tenor, Beto Ferreira no trompete, Robson Cavalcante no teclado, Allysson Paz na bateria e Felix Baigon no contrabaixo. A apresentação e curadoria foi de Juan Maurer, criador do programa Jazz Panorama, que há mais de 30 anos formou e cativou um público admirador do gênero através do rádio.

O show de Arapiraca teve a abertura com a banda local Casa da Mata seguida pela apresentação do Clube do Jazz, que levou ao público standards do jazz. Pela segunda vez consecutiva a cidade fez parte das comemorações do Dia Internacional do Jazz.

AS ORIGENS

Criado e apresentado pelo jazzófilo Juan Maurer em 1987, o programa Jazz Panorama era exibido semanalmente pela Rádio Educativa, tornando-se diário pouco tempo depois, ao atingir a maior audiência da emissora. Filho de um diplomata peruano, Maurer passou boa parte de sua juventude e vida adulta nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de testemunhar ao vivo apresentações de alguns dos grandes nomes do jazz nos anos 1950 e 60. No final da década de 1970, veio ao Brasil a trabalho e findou se estabelecendo aqui, permanecendo até hoje. Com a colaboração e o conhecimento musical do alagoano Imanoel Caldas, o Jazz Panorama superou desafios técnicos da época para se consolidar como um dos programas de rádio de mais longevos em Alagoas.

No ano de 2018, a ideia do publicitário e produtor cultural Léo Villanova e do contrabaixista e produtor musical Felix Baigon de levar aos palcos o formato didático e repertório de altíssima qualidade do programa de rádio se concretizou. A partir daí, o público passou a ver ao vivo as apresentações de clássicos e novos temas do jazz executados pela banda do Clube do Jazz Maceió e convidados especiais, com informações sobre essas composições, seus autores e músicos trazidos à plateia por Juan Maurer em pessoa. O projeto também tem seu lado educacional, pois realiza workshops de música instrumental destinados ao aprimoramento de profissionais e estudantes alagoanos. Estes cursos são ministrados por artistas de renome nacional e internacional.

Veja a galeria de imagens do show “Kind of Blue” – Fotos de Ramatis Haywanon

Share This