Desde sua origem, o jazz tem duas fontes principais de matéria-prima temática: a música popular e o blues. O Jazz Panorama apresentará em seus programas canções populares que se transformaram em temas para músicos de jazz. Nesta edição trazemos uma composição dos irmãos George e Ira Gershwin, “The man I Love”, de 1924, apresentada primeiramente uma versão cantada por Mary Ann Harris, gravada em 1927 e depois interpretada pelo saxofonista Lester Young, em 1946.
Esse programa também enfoca outro saxofonista americano, Dexter Gordon, trazendo uma das primeiras gravações que fez sob seu próprio nome, ainda no estilo Swing – “I’ve Found a New Baby”, de 1943. Em pouco tempo, Gordon se transformaria em um dos expoentes do Bebop. E temos aqui sua participação em um tema com esse estilo, “Blue ‘n Boogie”, como componente do sexteto de Dizzy Gillespie. Apresentamos também outras gravações de um Gordon mais maduro, extraídas de seu disco pelo selo Blue Note, “Go!”, de 1962.
Jazz Panorama encerra este programa com duas músicas do compositor Cole Porter interpretadas pelo espetacular pianista Art Tatum.
Para saber mais detalhes dessas gravações e seus artistas, é só clicar abaixo e escutar a primeira edição de Jazz Panorama aqui no nosso site, com apresentação de Juan Maurer.
Programa 01 – Parte I
1. “The Man I Love” (Gershwin, Gershwin) – Mary Ann Harris (1927)
2. “The Man I Love” (Gershwin, Gershwin) – Lester Young (1946)
3. “I’ve Found a New Baby” (Williams, Palmer) – Dexter Gordon (1943)
4. “Blue ‘n Boogie” (Gillespie) – Dizzy Gillespie (1945)
5. “Cheese Cake” (Gordon) – Dexter Gordon (1962)
6. “Guess I’ll Hang my Tears Out to Dry” (Styne, Cann) – Dexter Gordon (1962)
Programa 01 – Parte II
1. “Second Balcony Jump” (Eckstine, Valentine) – Dexter Gordon (1962)
2. “Love for Sale” (Porter) – Dexter Gordon (1962)
3. “Love for Sale” (Porter) – Art Tatum (1956)
4. “Begin the Beguine” (Porter) – Art Tatum (1956)