Escolha uma Página

joehenderson,freddiehubard,chick copy

Joe Henderson, Freddie Hubbard e Chick Corea

Jazz Panorama traz em destaque nesta edição o saxofonista tenor Joe Henderson. O trabalho do músico que mostramos aqui é fruto de gravações feitas com duas grandes bandas nos estúdios do selo Verve, nos anos de 1992 e 1996. O resultado é bem diferente do que se observa no restante da obra de Henderson, que é de uma geração de jazzistas posterior às “Big Bands” dos anos 30 e 40. O saxofonista teve presença marcante nos estúdios da Blue Note participando de discos de artistas como McCoy Tyner, Herbie Hancock, Horace Silver, entre outros, além de liderar pequenos grupos em álbuns que levam sua assinatura própria.

Nicholas Peyton

Nicholas Peyton

Henderson ascendeu à categoria de superstar do jazz nos anos 90, quando seus álbuns lançados pelo selo Verve, como os tributos a Billy Strayhorn e Miles Davis, atingiram grande sucesso de crítica e público. Com esse prestígio, teve apoio para reunir as bandas para a gravação do álbum “Big Band”, na companhia de artistas de grande renome no mundo do jazz. Em “Big Band” Temos a presença de solistas como Freddie Hubbard, Nicholas Payton, Christian McBride e Chick Corea, além do próprio Henderson, claro. O saxofonista assina sete das nove composições do álbum e surpreendeu até seus mais antigos admiradores por sua capacidade demonstrada como excelente arranjador de “big bands”.

Tenha o prazer de ouvir essa memorável produção de Joe Henderson na companhia de Juan Maurer, e saiba muito mais detalhes das faixas de “Big Band” em nosso podcast.

Programa 04 – Parte I

1. “Without a Song” (Eliscu, Rose, Youmans)- The Joe Henderson Big Band (1996)
2. “A Shade of Jade” (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)
3. “Chelsea Bridge” (Strayhorn) – The Joe Henderson Big Band (1996)
4. “Isotope” (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)

Programa 04 – Parte II

1. “Black Narcissus” (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)
2. “Step Lightly” (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)
3. “Serenity”  (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)
4. “Recorda-me” (Henderson) – The Joe Henderson Big Band (1996)

Na próxima edição: The Modern Jazz Quartet

Compartilhe esse conteúdo

Espalhe o Jazz nas suas redes sociais