Escolha uma Página

Mais que um dia, um
festival de celebrações

Pelo segundo ano consecutivo, Alagoas fez parte do calendário mundial de eventos que comemoram o Dia Internacional do Jazz. Esta celebração é iniciativa da Unesco para promover a união das pessoas em todo o planeta em volta de uma expressão cultural universal, que é a música, mais especialmente, o Jazz. 

Veja quais foram os eventos promovidos pelo Clube do Jazz e o Jazz Panorama para celebrar o Dia Internacional do Jazz em 2019:

02 de maio, no Teatro Deodoro

A música de
Cristóvão Bastos

O Clube do Jazz de Maceió trouxe como convidado especial para o evento principal de comemoração do International Jazz Day o pianista, arranjador e compositor Cristóvão Bastos (RJ).

Parceiro de nomes como Chico Buarque, Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro, Bastos assinou arranjos para discos e espetáculos para artistas como Gal Costa, Edu Lobo, Elza Soares, Paulinho da Viola, Fafá de Belém, Emílio Santiago, entre muitos outros.

Em seus 50 anos de carreira, Cristóvão Bastos recebeu algumas das maiores premiações da música no Brasil, como o Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio da Música Brasileira. 

Além de Cristóvão Bastos, o espetáculo contou com artistas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Foi um encontro raro de tantos talentos, todos celebrando a magia do jazz e da música.  


MÚSICOS PARTICIPANTES

Cristóvão Bastos (piano), Félix Baigon (contrabaixo), Jailson Britto (sax tenor), Jiuliano Gomes – (piano), Allysson Paz – (bateria), Dydha Lyra (voz), Ricardo Lopes (guitarra), Irina Costa (voz), Rony Ferreira (trombone), Beto Ferreira (trumpete), Mateus Andrade (baixo), Chau do Pife (pífano), Toni Augusto (guitarra), Mácleim (voz), Joatan Nascimento (trumpete), Luizinho Assis (da antiga banda Porão – piano), Zailton Sarmento (cavaquinho), Rodrigo Gonçalvez (percussão), Almir Medeiros (sax), Leureny (voz), Ana Galganni (voz), Júnior Bocão (guitarra), Renata Peixoto (voz), Júnior Almeida (voz), Wilma Miranda (voz), Siqueira Lima (Flugelhorn), Welington Pinheiro (Violão), Wilbert Fialho (Violão 7 Cordas) e Wilma Araújo (voz).

Apresentação: Juan Maurer e Ana Galganni

28 de abril e 05 de maio, no Maceió Shopping

Clube do Jazz e convidados

O Clube do Jazz de Maceió fez apresentações especiais na praça Central do Maceió Shopping. O repertório trouxe clássicos do jazz em duas apresentações em dois domingos consecutivos. O evento foi gratuito, um presente do Maceió Shopping para todos os amantes da boa música. 

CLUBE DO JAZZ:
Félix Baigon (contrabaixo), Jailson Britto (sax tenor), Jiuliano Gomes – (piano), Allysson Paz – (bateria). Participações especiais de Ana Galganni (voz), Júnior Bocão (guitarra), Beto Ferreira (trumpete) e Rony Ferreira (trombone). 

Nos vídeos abaixo você tem uma amostra do que foram as apresentações do Clube do Jazz no Maceió Shopping

03 de maio, na sala de música do Complexo Cultural do Teatro Deodoro

Workshop – A Música Segundo Cristóvão Bastos

O evento foi uma oportunidade única para músicos e estudantes de música participarem de um enconto educativo com o compositor, pianista e arranjador carioca Cristóvão Bastos.
“A oficina consiste numa tentativa de mostrar todos os meus processos de compor, estudar, escrever, tocar e como encaro a arte da música. Não é um curso formal, é um relato de experiência de realizações”, disse Cristóvão sobre o seu workshop.

10 de maio, No FDS Coworking, em Arapiraca/AL

Divina Supernova e
Clube do Jazz

Nesta data as comemorações se estenderam até Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas. Lá aconteceu o encontro entre as bandas Divina Supernova e o Clube do Jazz. No repertório, standards do jazz e bossa nova.

DIVINA SUPERNOVA:
Ana Galganni (voz e flauta) e Júnior Bocão (guitarra)

CLUBE DO JAZZ:
Félix Baigon (contrabaixo), Jailson Britto (sax tenor), Jiuliano Gomes – (piano), Allysson Paz – (bateria)

 Sobre o Dia Internacional do Jazz

Herbie Hancock

Em novembro de 2011 a Organização Educacional, Científica e Cultural das Nacões Unidas – Unesco -, oficializou a data de 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz, como uma forma de celebrar o papel que esse gênero musical tem de unir pessoas em todos os lugares do globo. O evento é comandado mundialmente pelo diretor geral da Unesco, Audrey Azoulay e o lendário pianista e compositor Herbie Hancock, que atua como Embaixador pelo Diálogo Intercultural da Unesco e é diretor do Herbie Hancock Institute of Jazz, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão planejar, promover e produzir esta celebração anual no mundo.

Desde 2018, Maceió faz parte do rol das cidades ao redor do planeta que promovem eventos para comemorar o Dia Internacional do Jazz. A iniciativa se deu através do Clube do Jazz de Maceió, que realiza com apoio de parceiros espetáculos e eventos educativos em vários locais e datas na capital alagoana estendendo também esta programação para Arapiraca, segunda maior cidade do estado de Alagoas.

Link pra o site do International Jazz Day

Realização e produção:

Patrocínio:

Apoio:

Compartilhe esse conteúdo

Espalhe o Jazz nas suas redes sociais