O trompetista Joatan Nascimento (Foto: Ramatis Haywanon)
O Jazz Panorama ao Vivo teve como convidado especial o trompetista Joatan Nascimento. O evento aconteceu no dia 10 de setembro no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em Maceió. Nascimento tocou um repertório baseado no seu álbum “Eu Choro Assim” acompanhado pelo Clube do Jazz de Maceió, banda liderada pelo contrabaixista Félix Baigon. O maestro Almir Medeiros e a cantora Ana Galganni fizeram participações especiais. No show, público também foi brindado com alguns standards do jazz tradicional.
Sobre Joatan Nascimento
Alagoano de Maceió, Joatan iniciou seus passos na música instrumental aos onze anos, guiado pelo seu tio, Edson Mendonça. Ainda na juventude, se tornou integrante da Banda de Música da Escola Técnica Federal de Alagoas e, em seguida, atuou na Orquestra Filarmônica do Estado de Alagoas, sob a regência do maestro mexicano Armando Quezada. Paralelamente atuava em vários grupos de música popular. Em 1987 mudou-se para Salvador e lá se graduou e fez doutorado em música na Universidade Federal da Bahia, onde também é professor das cadeiras de Trompete, Percepção Musical, Improvisação, Música de Câmara e Oficina de Estilos no Curso de Música Popular. Joatan é um dos mais importantes trompetistas da Bahia, com reconhecimento nacional. Atuou sob a regência dos maestros Isaac Karabchevsky, Julio Medaglia, Roberto Tibiriçá, Ernest Widmer, Ira Levin e Roberto Duarte, dentre muitos outros. Além de tocar na Banda Base, tem sua história musical vinculada também ao quarteto Trio + 1 (junto com Benjamim Taubkin, Sérgio Reze e Zeca Assumpção), Rumpilezz e à Orquestra Sinfônica da Bahia.
Joatan Nascimento recebeu o Troféu Caymmi de Revelação Instrumentista em 1986 e Melhor Instrumentista/Disco em 2000. Em 2002, lançou o disco “Eu Choro Assim”, indicado no mesmo ano para o Troféu Caymmi de Melhor Disco e, em 2003, para a categoria Revelação do Prêmio TIM de Música. Gravou com músicos como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Caetano Veloso (com este, no CD/DVD “Prenda Minha”), além de ter acompanhado ao vivo vários intérpretes de projeção internacional.
O Jazz Panorama ao Vivo já faz parte do calendário cultural de Maceió e é apresentado por Juan Maurer, que traz ao palco o mesmo formato didático e informativo que fez o sucesso do programa Jazz Panorama, sucesso há mais de 30 anos no rádio e que agora também está disponível ao seu público fiel na Internet, aqui, no nosso podcast.