Escolha uma Página

Neste vídeo você pode assistir a 3 programas gravados na Europa durante o período da carreira de John Coltrane onde ele estava passando de ‘sideman’ a líder de seu próprio grupo.
O primeiro programa foi gravado em 28 de março de 1960, em Düsseldorf, Alemanha. A curiosidade sobre esta gravação é que Coltrane foi escalado para liderar a banda de Miles Davis, que não pôde tocar naquele dia. O grupo que vemos é basicamente o quinteto de Davis sem o próprio: John Coltrane no sax tenor, Wynton Kelly no piano, Paul Chambers no baixo e Jimmy Cobb na bateria. Nessa sessão histórica temos a participação de Stan Getz nos dois últimos números e ainda Oscar Peterson, que substitui Kelly ao piano em “Hackensack”.
Set list do primeiro programa:
1. On Green Dolphin Street
2. Walkin’
3. The Theme
4. Autumn leaves
5. What’s New
6. Autumn in New York
7. Hackensack

Durante a turnê européia de 1960 John Coltrane contava os dias para deixar o quinteto de Miles Davis e se dedicar a seu próprio grupo, mas, em deferência a Davis, cumpriu o compromisso previamente agendado. Como forma de agradecimento, Davis presenteou Coltrane com um sax soprano. Esse instrumento causou um efeito muito significativo na música de Coltrane e você pode comprovar isso na sessão gravada em 24 de novembro de 1961, en Baden-Baden, Alemanha, que é o segundo programa incluso nesse vídeo. A banda traz Coltrane nos saxes tenor e soprano, Eric Dolphy no sax alto e flauta, McCoy Tyner no piano, Reggie Workman no baixo e Elvin Jones na bateria.
Set list do segundo programa:

1. My Favorite Things
2. Everytime We Say Goodbye
3. Impressions

O último programa do vídeo foi gravado em 1º de agosto de 1965, em Comblain-la-Tour, Bélgica, um pouco antes do lançamento na Europa do memorável álbum de Coltrane “A Love Supreme”. Aqui vemos o clássico quarteto de Coltrane formado por ele nos saxes tenor e soprano, McCoy Tyner no piano, Elvin Jones na bateria e Jimmy Garrison no baixo.

1.Vigil
2. Naima
3. My Favorite Things
 
 

Share This